top of page

Direito de Sonhar de mães e pais atípicos (mães e pais de crianças com autismo)

Atualizado: 7 de jun. de 2023


Quando uma mulher se torna mãe ou um homem se torna pai muitos deles passam a viver para os filhos e acabam deixando seus sonhos em segundo plano. Com mães e pais de crianças com autismo isso se intensifica mais. Esta semana a Fábrica dos Sonhos fez uma roda de conversa e palestra com Mães e pais atípicos e o Direito de Sonhar e precisamos falar sobre isso.


Sabemos que mães e pais em geral já tem muitos desafios e muitas vezes deixam de sonhar para viver para os filhos, e aí conversando com amigas que já são mães perguntamos “o que gostariam para se sentir cuidadas e para poderem sonhar mais?” E a resposta surpreendeu. Nesta pequena pesquisa interna já percebemos a necessidade de uma rede de apoio, mas que muita gente não sabe o que é isso e que para cada um significa algo diferente. Para muitas delas, significa alguém lavar a louça, a roupa e elas poderem dormir.

Muitas dessas pessoas estão exaustas e não sabem nem como pedir ajuda para o que gostariam que fosse óbvio mas não é. E às vezes não temos clareza daquilo que queremos ou como pedir. Isso gerou uma grande reflexão quando fomos convidados para falar com pessoas que vivem essa exaustão em camadas mais profundas, como mães e pais atípicos.

Foto tirada durante a roda de conversa e atividades com Mães Atípicas na cidade de Baependi - MG


As mães e pais atípicos, mães e pais de crianças com autismo, muitas vezes enfrentam desafios únicos que podem tornar difícil para elas sonharem e alcançarem seus próprios objetivos. Elas são muitas vezes sobrecarregadas com a responsabilidade de cuidar de seus filhos com necessidades especiais, o que pode deixar pouco tempo e energia para suas próprias ambições e sonhos.

Quando perguntamos qual seu sonho às vezes encontramos respostas como dormir ou descansar. Necessidades básicas não atendidas deveriam ser atendidas e não ser um sonho. Gostaríamos mesmo que todas pudessem ter suas necessidades básicas atendidas para que assim possam sonhar com o mundo mais bonito que possam criar. Que também foi um aprendizado importante nesta vivência que realizamos. Pessoas que cuidam de pessoas atípicas tem um super-poder: Elas lembram a gente de ver a beleza e celebrar cada conquista que muitas vezes as pessoas esquecem de dar valor.

É importante lembrar que as pessoas que cuidam de pessoas atípicas também devem ter o direito de sonhar e realizar seus sonhos. Elas merecem a oportunidade de buscar suas próprias paixões e interesses, e de encontrar realização pessoal e profissional.

Para apoiar as mães e pais atípicos em seu direito de sonhar, é importante oferecer recursos e apoio adequados. Isso pode incluir serviços de respiro para que possam ter tempo livre para si mesmos, inclusive para dormir mais, terapia grupos de apoio para lidar com o estresse e a ansiedade associados ao cuidado de uma criança com autismo, e programas que possam ajudá-las a encontrar oportunidades de emprego e desenvolver suas habilidades profissionais.

Também é importante que a sociedade como um todo tenha mais compreensão e empatia em relação às necessidades das mães e pais atípicos. Isso pode incluir criar mais conscientização sobre o autismo e suas implicações, reconhecer a importância do papel das mães e pais atípicos na vida de seus filhos e na sociedade como um todo.

Além disso, é fundamental que a comunidade ofereça suporte emocional às mães atípicas. Elas precisam de um espaço seguro para compartilhar suas preocupações e desafios, bem como celebrar suas vitórias e conquistas. Com a ajuda de outras mães atípicas e grupos de apoio, elas podem se sentir mais confiantes e capacitadas para perseguir seus sonhos. Este é um trabalho muito legal que o @tea.ajudo.autismo tem realizado. E agora estamos caminhando e demos mais um passo com eles.

Mães e pais atípicos devem ter o direito de sonhar e buscar seus próprios objetivos, assim como qualquer outra pessoa. É importante que a sociedade ofereça o apoio e recursos necessários para que possam alcançar seus sonhos e encontrar realização pessoal e profissional. Juntos, podemos ajudá-las a ter o direito de sonhar garantido e construir um futuro melhor para elas e suas famílias.


Quer fazer algo agora já para apoiar cuidadores de pessoas atípicas? Mande uma mensagem para elas falando: “Li um texto e lembrei de você. Gostaria de estar mais presente e entender: como posso te apoiar nesta fase da sua vida? O que faria você sentir que tem apoio e não está só, ou que você não fique exausta?”


Se a gente se cuidar e se importar vamos conseguir juntos criar o mundo mais bonito que podemos imaginar.


Quer apoiar a Fábrica dos Sonhos em seus projetos? Faça uma doação mensal ou agende uma reunião para se tornar um parceiro!





Quer conhecer nossa sede urbana ou rural? Agende uma visita e conheça nossa programação de atividades.

Fone: (35) 99858-7558


Texto: Myrian Castello



Myrian, também conhecida como My, é ativista pelo direito de sonhar e diretora executiva da Fábrica dos Sonhos, Educadora e facilitadora de programas de autoconhecimento e liderança, especialista em sustentabilidade, jogos cooperativos e cultura de paz, e sonha que o sonhar se torne um Direito Humano.

A Fabrica dos Sonhos não se responsabiliza pela opinião dos autores.


9.240 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page