top of page

Conheça a Zezé Severino, empreendedora da Baobá

Assim nasceu as bijuterias Baobá



"A marca BAOBÁ, nasceu em um dia especial da minha vida. Sou mulher, negra, que como os meus ancestrais, gosto de cores, mas principalmente nas bijuterias não encontrava. Cores que se “falam” e “combinam” comigo. Então, tinha o sonho de fazer como eu gosto.”


Logo após a Semana do Direito de Sonhar da Fábrica dos Sonhos, um evento que acontece anualmente, houve uma exposição para mulheres negras empreendedoras na Faculdade UNIS de São Lourenço (MG). Assim aconteceu primeira exposição da Zezé.


“Como mulher negra, coloquei ali toda a minha emoção na confecção de colares, brincos, pulseiras e japamalas. Foi assim que fui construindo o meu sonho, oportunidade e a vontade de fazer bijuterias em madeira e linha, usando o menos possível de metal. O nome da minha marca de bijuterias, Baobá, é uma árvore que tem muitos significados para mim porque fala muito no meu coração e representa a minha ancestralidade.”

A Marca: BAOBÁ - artes da beleza



A árvore baobá é uma espécie emblemática para as culturas de matriz africana, presentes não apenas no continente africano, mas também em diversas regiões do mundo onde a diáspora africana deixou sua marca. No Brasil, essa árvore é especialmente valorizada por representar uma ligação com a ancestralidade africana e as tradições religiosas afro-brasileiras.

O baobá, cientificamente conhecido como Adansonia digitata, é uma árvore de grande porte que pode atingir até 30 metros de altura e 11 metros de diâmetro. É uma espécie resistente, capaz de sobreviver em ambientes áridos e secos, e possui um tronco volumoso e irregular que muitas vezes é comparado a uma garrafa. As flores do baobá são brancas e grandes, e dão origem a frutos lenhosos e comestíveis.

Para as culturas de matriz africana, o baobá é uma árvore sagrada, associada a diversas divindades e espíritos ancestrais. Em muitas tradições religiosas afro-brasileiras, por exemplo, o baobá é considerado o ponto de encontro entre o mundo espiritual e o mundo material, sendo utilizado em rituais de purificação, cura e fortalecimento espiritual.

Além de seu valor religioso, o baobá também possui uma importância histórica e cultural para as comunidades afrodescendentes no Brasil. Durante o período da escravidão, muitos africanos foram trazidos para o país e obrigados a trabalhar em plantações de cana-de-açúcar, café e outras culturas agrícolas. Durante esse período, muitos desses escravos encontraram no baobá um símbolo de resistência e perseverança, uma vez que a árvore era capaz de sobreviver mesmo em condições adversas.


Hoje em dia, diversas iniciativas têm buscado preservar e valorizar o baobá como patrimônio cultural e natural do Brasil. Algumas comunidades afrodescendentes têm criado projetos de reflorestamento com a espécie, enquanto outras têm utilizado a madeira do baobá em artesanatos e na construção de instrumentos musicais tradicionais.

Quando Zezé escolhe o nome dessa marca para sua árvore não é por acaso, afinal essa árvore, resistente e com raizes profundas, dá sombra para muita gente descansar, continue lendo e veja o que a Zezé tem feito.


Zezé, muito além do artesanato.



Zezé faz bijuterias como brilho para mulheres, independente de cor, raça, etc. Ela faz para se sentirem bonitas e felizes, pois coloca muito amor em cada peça. porém, além de empreendedora na área do artesanato, Zezé cuida também de uma creche para crianças em situação de vulnerabilidade na cidade. A creche faz parte do projeto social de autoria da Zezé que se chama Projeto Pequeno Mundo, que acolhe crianças e suas famílias. Quer conhecer mais sobre a Zezé, acesse as redes sociais e contatos dela aqui:

Baoba - Artes da Beleza

Instagram: @arte.baoba E-mail: zez.cre@hotmail.com Whatsapp: 35 98811-3778 A Zezé, faz parte do coletivo Belezinhas, apoiado pela Fábrica dos Sonhos e está expondo seus produtos na nossa Loja dos Sonhos. Quer conhecer mais sobre esse projeto da Fabrica dos Sonhos e apoiar? Siga nossas redes sociais, ou faça uma doação para que esse trabalho continue.


Nosso Instagram: @realizecomafabrica




112 visualizações0 comentário
bottom of page